segunda-feira, 24 de maio de 2010

















Cascata da Usina - Nova Prata , Brasil
Capital Mundial do habitat Basáltico

Rio Usina
Montagem passo-a-passo
100 litros Amazónico



Setup:
Aquario 90x35x35

Filtragem: Filtro Eheim 2213

Iluminação: Luminária BOYU STS-900 3x21w T5 HE

Aquecimento: Termoestato 300w

CO2: pressurizado botija 0.5kg

Inertes: - Pedras Seixos Basálticos - Diy Praia de Carcavelos

Substrato:- ADA Aquasoil Malaya 9.5 Kg
- JBL Aquabasis Plus 2.5Kg

Flora:
hemianthus micranthemoides
Limnophila Sessiliflora
Hydrocotyle verticillata
Pogostemon Helferi
Pogostemon Stellata
Hygrophila polysperma

Fauna:
10x Corydoras Pygmaeus
8x Olhos de Fogo - Moenkhausia sanctaefilomenae
Caridinas Japónicas
Casal Apistogramma Cacatuoides double red.




1º Passo - Substracto e Inertes

Posicionamento do inerte mais pesado sobre esferovite.
[i]funcionando como camada Anti-punçoamento.[/i]


Enchimento de 2.5kg de substracto fertil JBL Aquabasis
(aprox. 2-3 cm)


Enchimento de 9.5kg de ADA Aquasoil MALAYA
aprox. (3-6 cm)


Posicionamento dos restantes inertes






2º Passo
- Plantação e submersão

Neste primeiro dia de montagem, de forma a evitar grande transtorno pós mudança ao meu anterior aquario e aos seus habitantes, decidi não remover a flora que tenciono plantar daquele para este. Assim sendo, plantei apenas duas doses de hemianthus micranthemoides compradas na NATURLINE no próprio dia

Tapete de Hemianthus
micranthemoides
Separei as duas doses em cerca de 30\40 pés. O procedimento de plantação deste tipo de quantidades exige-se faseado, já que enquanto ia trabalhando alguns, os restantes pés permaneciam em espera num recipiente com água a 25Cº. Esta espécie desenvolve-se melhor se plantada em grupo, tive o cuidado de plantar conjuntos de 2\3 pés .

Usei uma pinça convencional para enterrar as
raizes sem causar grande alarido no substrato.

Durante a plantação dos pés, é importante não permitir que os recentemente plantados também não desidratem regando as suas raízes regularmente.





Submersão

80 Litros com tratamento “Haloex” da WaterLife.
acção rápida e condicionador de água.

Este tratamento da água trabalha rápido para neutralizar o cloro, flúor e outras toxinas presentes na água da torneira, que são prejudiciais aos peixes, invertebrados e plantas. A fórmula de Haloex também irá reduzir o stess dos seus peixes, reforçando o muco protector do organismo e melhorar o crescimento do tecido após uma infecção. Haloex deve ser usado inicialmente no enchimento e aquando da realização de mudanças parciais de água.

optei por não encher na totalidade o aquário, de forma a facilitar as futuras alterações e também ver como se comporta o suporte que o sustenda.

0\20Litros - técnica do prato pousado no fundo
Prato pousado directamente sobre o substrato, serve como amortecedor e difusor em circunferência para a água, convém estar de nível. Despejei, com a ajuda de um regador, a água para dentro deste prato


20-80Litros -Técnica do Tupperware flutuante
O comum Tupperware possui uma borda que contêm o ar no seu interior e permite a este flutuar à superficie da água, com algum cuidado consegui encher os restantes 60 litros com este método

Findados 80 Litros





Passadas 24horas.
[i]Plantei uns poucos pés oferecidos ou timidamente removidos do anterior aquário.
-1 pé de Pogostemon stellata
-2 pés de Hydrophila polysperma
-1/2dose de Hydrocotyle verticillata

Entretanto chegaram pelo correio, atrasados 1 dia, o Filtro e a Calha que montei sem demora.
Resultado: Dia 1º - 8\04\2010



Ciclo do Azoto ou ciclo nitrificante
Tal como todas as criaturas vivas, os peixes libertam excrementos. Estes, compostos à base de nitrogéneo, decompõem-se em amónia (NH3)que é altamente tóxica para os peixes. Na natureza, o volume de água por peixe é extremamente alto, e os resíduos diluem-se para baixas concentrações. No aquário, ao contrário, pode demorar tão pouco como algumas horas para que as concentrações de amónia atinjam níveis tóxicos.

1ª semana- Com o aquário plantado e a 25Cº, introduzi flocos alimentares para decomposição e consequente criação de Amónia(NH3). Acompanhei esta fase com 5 ml diários de suplemento biológico (Nutrafin) da "Cycle".

2ª semana- Introduzi as corydoras pygmaeus ( conhecidas pela sua resistência aos parâmetros da água), e adicionei o filtro EHEIM Liberty 100 vindo do meu anterior aquário com as suas materias filtrantes inalteradas ao já em funcionamento Eheim 2213 (IMPORTANTE: ambos ligados em simultâneo) no aquário novo, com isto conseguirei utilizar as colónias já estabelecidas do anterior filtro para apressar o estabelecimento de novas colónias no novo e também água filtrada biológicamente de forma a asegurar o bem estar dos habitantes. Continuei a introduzir o suplemento biológico mas agora de 2 em 2 dias.

dia 12º - cessei com o suplemento.
Mantive ambos os filtros ligados no aquário por mais uma semana.

NH3: 0
NO2: 0
NO3: 9\10
PH: 6.2

Pedras Magmáticas \ Calcárias
Diferentes biótipos

De facto as pedras calcárias têm, na sua maioria, origem no Oceano ou Grutas submersas. Isto não significa que todas as pedras que encontras no Oceano sejam calcárias ( a sua composição contém impurezas diversas como o carbonato de cálcio e a sílica que influenciam o PH+, ideial para o biótipo Africano onde se exige água alcalina PH7+ ) . Isto acontece quando os meios marinhos sofrem perda de dióxido de carbono (devido a forte ondulação, ao aumento da temperatura ou à diminuição da pressão). Deste modo, para que os níveis de dióxido de carbono que se perderam sejam repostos, a equação química começa a evoluir no sentido de formar CO2, o que leva também a formação de calcite e assim dá origem ao calcário.




Pedras como o Granito, Basalto, de origem vulcanica conhecidas como Rochas Magmáticas que derivam do arrefecimento e solidificação do Magma perto da superficie terrestre, podem também surgir no Oceano, quer por erupções subaquáticas ou por derrocadas e não têm grande influência no PH, influenciando ligeiramente para PH-, ideais para biótipos Amazónicos e Asiáticos onde se quer a água ácida ( PH baixo - 6\7).
Exemplos de pedras magmáticas: Obsidiana, Pedra-pomes, Basalto, Riolito, Granito e o Gabro.


As pedras que se encontram neste aquário são seixos basálticos. Seixo define-se uma pedra polida pelo desgaste das marés.
Ainda assim, fiz o "teste do limão" (Espremer Limão sobre a pedra- se fizer uma reacção eferverscente é calcária) antes de as colocar no aquário. e mesmo depois de as colocar, fiquei atento aos valores fazendo testes diários durante a 1ªsemana. Pois já li, que o teste do limão pode ser falivel.

CO2 e a fotossíntese

No aquário, os peixes e alguns micro organismos absorvem oxigénio para alimentar as suas células, produzindo CO2 no processo. A plantas, na presença de luz, fazem exactamente o oposto. Através da fotossíntese, elas absorvem CO2 e produzem oxigénio . De certa forma, ao fazerem o oposto elas balanceiam o sistema .

O problema é quando não existe luz. Quando o aquário está às escuras, as plantas invertem o processo e consomem oxigénio, produzindo CO2. Por isso à noite o CO2 tende a aumentar, e o oxigénio tende a diminuir. Isto pode comprometer o equilíbrio obtido ao longo do dia.

O que pretendemos saber é o que acontece quando o CO2 aumenta, já que quando uma variável altera, existem sempre alterações noutras variáveis. Portanto, se o CO2 aumentar, o que irá mudar em resposta?

Para responder a esta questão, podemos começar por dizer que quando misturamos CO2 com água, obtemos ácido carbónico. É fácil demonstrar isto pela seguinte equação:

H2O + CO2 = H2CO3
Que significa:

Água + dióxido de carbono = ácido carbónico

Então qual é o papel deste novo elemento? O ácido carbónico, como o nome indica, tem uma natureza ácida, e por causa disso, irá contribuir para uma quebra no pH.

Durante o dia, e porque as plantas removem dióxido de carbono da água, o ácido carbónico tende a reduzir e o pH tende a aumentar;
Durante a noite dá-se o oposto: as plantas também produzem dióxido de carbono, e por causa disso, o ácido carbónico tende a aumentar e o pH tende a reduzir.


Sistema:
1ª parte do sistema
Botija+Regulador de pressão+válvula anti-retorno


2ª parte do sistema
Válvula anti-retorno+difusor submergível

Na minha opinão, tanto na aquariofilia como em todas as outras artes ( considerando que a composição de um aquário na sua componente criativa, na sua diversidade de possibilidades, formas, cores, espaço, e o jogo entre estas possa ser considerada arte ) a avaliação de um bom ou mau projecto reflecte-se na sua capacidade de ser sintetizado numa palavra ou curta frase. Falo de indentidade, coerência, unidade onde o primeiro olhar consiga captar a essência ou a ideia que o aquariofilista pensou aquando da sua concepção.

Dia 20º
Geral


Lateral direita


Lateral esquerda



Dia 40º

Tenho encontrado alguns obstáculos nestas duas semanas que passaram. No dia em que instalei o sistema CO2 apercebi-me que Apistogramma Macho estava pouco activo, muito tímido, e nos dias seguintes comprovou-se pelo descida do seu peso, falta de apetite, e um pequeno fio branco a sair do abdomén. Iniciei o Tratamento ESHA Discus para infecção\parasitas internos durante 3 dias directamente no aquário, e felizmente ao 4º dia já picava alguma coisa e comia artémia congelada que lhe forneci 1 vez ao dia. Hoje já come bem,já recuperou peso mas continua meio timido, tem de ser a femea (desconfio que está a "preparar" como vos mostro nas fotos em baixo ) a apertar com ele e fazê-lo explorar o resto do aqua, têm alguma sugestão?.

Como se isto não bastasse, faleceu faz hoje 3 dias um dos 8 Olho de Fogo - Moenkhausia sanctaefilomenae sem razão aparente. Não apresentava nenhum sintoma físico significante, apenas a posição vertical ( cauda no fundo ). Pensei que pudesse ser da excassez de O2 na água, mas visto que ele nos abandonou perto das 12h, já nos encontrávamos em plena fotossíntese. Alguma reacção ao ESHA? Morte natural? nao sei.. alguem terá alguma ideia?

Geral

Novidade
Ludwigia Arcuata
Plantada de forma a, futuramente, cobrir o fundo esquerdo a baixa e média altura.



Apistogramma Cacatuoides Fêmea
Mostra uma actividade anormal e as suas cores vibrantes. A faixa negra sob os olhos está sempre visivel e bem marcada. Creio que está à procura de uma macho para a desova.

Dia 1ooº


Novidade
Nymphae Lotus



Aquário+suporte



Geral


Direita



Centro



Fêmea Apistogramma cacatuoides


Cumprts
José.Dias


Sem comentários:

Enviar um comentário